Psicanálise. Por quê?
Alexandre Vannucchi de Almeida Santos/Psicanalista formado pelo IBPC - Instituto Brasileiro de Psicanálise Contemporânea
Quanto mais conhecemos as contradições do ser humano mais facilmente conseguimos aceitar as diferenças. É fundamental percebermos a importância de aceitar cada um com suas particularidades, motivações de vida, crenças, ideologias e, é a partir das diferenças que crescemos enquanto seres humanos.
A Psicanálise é um importante caminho para conseguirmos agir dessa maneira. Quando conseguimos olhar para nós mesmos e buscamos verdadeiramente o autoconhecimento, passamos a compreender que as contradições não estão apenas nos outros. Evidentemente é muito mais fácil e cômodo olhar a estranheza dos outros, enxergar as nossas próprias contradições é muito difícil e, na maioria das vezes, se torna uma tarefa impossível sem uma ajuda exterior especializada.
O papel do psicanalista não é julgar as atitudes do outro, mas buscar junto com o paciente um melhor entendimento e uma maior aceitação de si mesmo. Nem sempre esta aceitação é fácil, pois sempre terá alguém na sociedade para apontar o dedo e julgar o outro. Daí a importância da terapia psicanalítica para, a partir do inconsciente, propiciar o autoconhecimento e consequentemente a maior compreensão e aceitação de si mesmo. Desse modo, somos menos afetados pelo julgamento do outro e também julgamos menos, o que nos torna mais fraternos e justos.
O ser humano busca conhecer a si mesmo desde a Grécia antiga, esta sabedoria (“Conhece-te a ti mesmo”) Sócrates buscou enfaticamente com o auxílio da razão.
Após muitos séculos de desenvolvimento do pensamento, muitos filósofos perceberam que o autoconhecimento não se dá por completo a partir da razão e buscaram outro caminho que ficou conhecido depois como Inconsciente. Na busca do inconsciente vários filósofos o nomearam de maneiras diferentes, Nietzsche, por exemplo chamou este novo elemento de instinto, Schopenhauer chamou de Vontade.
Mas foi Freud, criador da psicanálise, que formulou a teoria que torna o inconsciente acessível, pois a própria pessoa não consegue ter acesso ao seu inconsciente, e é com a utilização dessa técnica que hoje podemos buscar um autoconhecimento mais profundo para que possamos ter uma vida mais aprazível.