No mundo da psicanálise as coisas não nascem do nada. A psicanálise é muito séria, exigindo muito profissionalismo e responsabilidade em toda engrenagem que a movimenta. O IBPC – Instituto Brasileiro de Psicanálise Contemporânea é resultado dessa posição consciente de seus fundadores, sonhadores que pensaram um instituto de formação psicanalítica rigorosamente eficiente, conectado com as melhores ideias e ações da psicanálise contemporânea.
Assim como a pintura nasce dos sonhos do pintor, a poesia emerge da sensibilidade do poeta, a música embriaga os ares com os gritos da alma e a dança liberta o corpo sonhando alcançar a liberdade, a psicanálise precisa de energia total para trabalhar e vencer os obstáculos que amarram o poderoso mundo dos sonhos.
A origem do Instituto Brasileiro de Psicanálise Contemporânea foi gerada no desafiador sonho de pensar uma psicanálise contemporânea e radicalmente freudiana, sem afetações e dissidências. Conversando com vários sonhadores, freudianos ortodoxos como eu, começamos a pensar na hipótese de darmos forma a uma instituição que trabalhasse nossas ideias.
Em 2006, organizamos a Caminhada 9 de Julho, Saindo de Santa Fé do Sul, divisa de Mato Grosso do Sul, até Cruzeiro, quase na divisa com o Rio de Janeiro, percorrendo 900 quilômetros em 40 dias. A Caminhada 9 de Julho tinha como objetivo resgatar a luta de São Paulo pela democracia, quando pegou em armas contra a ditadura, em 1932. O grupo de caminhantes eram amigos e pacientes, que, assim como eu, colocaram o pé na estrada para homenagear a data máxima dos paulistas. E no caminho, conversamos muito sobre a ideia de fundarmos o IBPC.
Durante mais de sete anos o assunto ficou quase parado, só sendo retomado em 2014, quando a Professora Marli Lorena, hoje gestora do IBPC, deu definição para viabilização do projeto.
Criamos o primeiro polo em São José dos Campos, hoje expandido para as cidades de Guaratinguetá e Jales, todos no Estado de São Paulo. A origem do IBPC amadureceu numa atividade cívica e esportiva e a plantação de seus alicerces pelos professores de alto nível que conseguimos amealhar, pelas mãos da gestora Marli Lorena.
Roberto Gonçalves / Presidente do IBPC