Formação em Psicanálise
O curso Formação em Psicanálise tem como objetivo qualificar os alunos para o exercício legal da profissão de psicanalista, fornecendo qualidade de ensino com um processo dinâmico, contemporâneo e moderno, visando capacitar os futuros psicanalistas para o entendimento profundo das emoções humanas, razão principal da sua formação. Fazendo com que o psicanalista aprenda identificar os princípios teóricos/práticos da psicanálise, diferenciando os vários conceitos das correntes psicanalíticas.
Veja o cronograma completo do curso Formação em Psicanálise:
Objetivo
Situar o nascimento da Psicanálise no contexto histórico-cultural, identificando os motivos que levaram Freud a conceber a importância do pensar psicanalítico. Conhecer o desenvolvimento das ideias de Freud e seus desdobramentos como movimento institucional e internacional e como fundamento das propostas de psicanalistas posteriores.
Conteúdo
Contexto sociocultural da Europa na transição do século XIX para o século XX; Aspectos da vida pessoal e profissional de Freud e de sua personalidade; Origem e desenvolvimento da Psicanálise como Teoria e prática clínica; O Movimento Psicanalítico Internacional; A formação do psicanalista e a análise leiga; Desdobramentos do pensamento psicanalítico e seus principais autores até a idade contemporânea; O surgimento da Psicanálise no Brasil; A Obra freudiana; Princípio do determinismo psíquico; inconsciente; consciência; hipnose; ab-reação; método catártico; a terapia da fala; a associação livre; censura; repressão; defesa; resistência.
Objetivo
Conhecer a estrutura da obra de Freud e compreender os conceitos e processos que compõem a metapsicologia de Freud, particularmente os voltados para o que ficou conhecido como a primeira tópica e que darão fundamento às descobertas que se seguem.
Conteúdo
A Obra freudiana; o conceito de metapsicologia; instâncias psíquicas da primeira tópica: inconsciente, pré-consciente e consciente; aspectos do funcionamento psíquico: econômico, topográfico e dinâmico; o aparelho psíquico na primeira tópica: inconsciente, pré-consciente e consciente; recalque e repressão; Princípio do prazer-desprazer; Princípio da realidade; conceito de pulsão; aspectos constitutivos da pulsão; desejo e objeto do desejo; primeira teoria das pulsões-teoria da libido; vicissitudes das pulsões; ansiedade; mecanismos de defesa ( todos mecanismos mais comuns).
Objetivo
Conhecer a estrutura da obra de Freud e compreender os conceitos e processos que compõem a metapsicologia de Freud, particularmente os voltados para a chamada teoria da representação, ou processo simbólico de subjetivação e que darão fundamento às descobertas que se seguem.
Conteúdo
Teoria do pensamento (fazer slaids da teoria do pensamento); processo de representação, conversão, somatização, atuação (acting-out e enactment); formação simbólica (processo de ligação e associação), condensação, deslocamento, realidade interna-barreira de contato, processo primário, processo secundário, frustração, realização alucinatória do desejo, desamparo, fantasia.
Objetivo
Compreender os conceitos envolvidos na teoria da sexualidade infantil.
Conteúdo
Conceitos de sexualidade ampliada de sexualidade infantil; conceito de pulsão parcial, de pulsão de órgão, de zona erógena; conceito de trauma e de trauma psíquico; conceito de “après-coup”; conceito de fantasia de sedução; o desenvolvimento psicossexual: fase oral, fase anal, fase fálica, latência e puberdade; regressão e fixação da libido; pulsão de olhar (escopofílica) e exibir, pulsão de dominação, pulsão de saber (epistemofílica); teorias sexuais infantis: a primazia do falo, a cena primária, a teoria da cloaca, a teoria de castração; a escolha do objeto sexual; o complexo de Édipo; o complexo de castração; a ambivalência;
a bissexualidade psíquica.
Objetivo
Compreender os conceitos de narcisismo, de relação de objetos, de identificação, de idealização, da formação do Eu, de diferença/alteridade bem como suas importâncias na formulação da segunda teoria das pulsões e da segunda tópica.
Conteúdo
Conceito de Narcisismo; o autoerotismo; ego corporal; ego puro-prazer; narcisismo primário; ego ideal; ideal do ego; conceito de onipotência e megalomania; conceito de diferença/não-eu; conceito de alteridade, processo de identificação; projeção; introjeção; idealização; ferida narcísica/auto estima; identificação primária; incorporação canibalesca; voracidade; identificação secundária; a relação de objetos; libido do ego; libido de objeto; relação analítica; relação narcísica; narcisismo secundário.
Objetivo
Compreender os conceitos envolvidos na segunda teoria das pulsões e sua influência no processo de pensamento e de formação simbólica, bem como suas importâncias no desenvolvimento da segunda tópica.
Conteúdo
A segunda teoria das pulsões; a compulsão à repetição; a pulsão de morte; Processo de fusão e desfusão das pulsões; o processo de simbolização sujeito aos mecanismos de desligamento; a negação; a intolerância à frustração; as três teorias do trauma; Trauma psíquico.
Objetivo
Compreender os desdobramentos metapsicológicos que estruturaram a segunda tópica da teoria freudiana após a formulação da segunda teoria das pulsões.
Conteúdo
Aparelho psíquico (II tópica): Id, Ego e Superego; uma ampliação do conceito de inconsciente; Sentimento inconsciente de culpa; necessidade inconsciente de punição; sadismo; masoquismo; defesas contra o superego; funções do ego; narcisismo secundário.( aprofundar em narcisismo Secundário).
Objetivo
Conhecer os casos clínicos publicados de Freud com o fim de identificar as características das configurações psicopatológicas e a evolução da metodologia de tratamento psicanalítico.
Conteúdo
Os casos clínicos referentes às primeiras histéricas e suas contribuições para a teoria psicanalítica; o caso Dora; o caso do “pequeno Hans”;
o caso do Homem dos ratos; o caso Schreber; o caso do Homem dos Lobos.
Objetivo
Compreender os processos psíquicos e mentais dos sonhos e o método de abordar a mente inconsciente através da interpretação dos conteúdos do sonho. Ser capaz de associar a teoria dos sonhos com o processo do pensar e com a técnica psicanalítica clássica.
Conteúdo
A interpretação dos sonhos: Concepção freudiana dos sonhos; realização de desejos; material e fontes dos sonhos; sonhos típicos; trabalho do sonho e elaboração primária: representação; condensação; deslocamento; símbolos oníricos; sonhos de angústia; elaboração secundária dos sonhos; conteúdo latente; conteúdo manifesto; método de interpretação dos sonhos. (Trabalhar na prática um sonho com os alunos, enviar o sonho antes para leitura)
Objetivo
Compreender a abordagem e a aplicação da psicanálise como psicoterapia.
Conteúdo
Diferenças e semelhanças entre psicanálise e psicoterapia (enfatizar); noções gerais históricas do aparecimento das psicoterapias; conceito de psicoterapia psicanalítica; características para indicação; técnica utilizada; frequência e periodicidade no tratamento; o setting analítico na psicoterapia psicanalítica.
Falar e dar exemplo de Psicoterapia Psicanalítica.
Objetivo
Compreender como manejar os aspectos físicos referentes à formação de consultório e familiarizar-se com o processo psicanalítico nas diferentes “escolas”.
Conteúdo
O consultório; o divã; o contrato psicanalítico; duração das sessões; frequência das sessões; honorários das sessões; férias; faltas; atrasos; presentes; A abordagem Clássica, Kleiniana, Bioniana, Winnicottiana e Lacaniana.O paciente; o psicanalista; o par analítico; função terapêutica da psicanálise; o processo psicanalítico; Associação livre; atenção livremente flutuante; setting: enquadre objetivo e enquadre subjetivo; neutralidade; abstinência; sigilo; frustração; A origem da semiótica; a semiologia psicanalítica e sua aplicação no raciocínio clínico e no processo de interpretação.
Objetivo
Compreender o processo psicanalítico e suas funções de investigação psíquica e psicoterapêutica nas configurações predominantemente neuróticas.
Conteúdo
Modelos mentais do analista; Frustração; função terapêutica da psicanalise; a origem da semiótica, a semiologia psicanalítica e sua aplicação no raciocino clinico e no processo de interpretação; Transferência e Contratransferência; (tipos de transferência), manejo clínico; Intervenção, construção e reconstrução; Interpretação associativa do conteúdo; angustias e defesas contra as angustias; resistência, impasse, reação terapêutica negativa.
Relato de caso
“Sobre a dinâmica da transferência” (1912)
“Observações sobre o amor transferencial” (1914)
Objetivo
Compreender o processo psicanalítico e suas funções de investigação psíquica e psicoterapêutica nas configurações predominantemente neuróticas.
Conteúdo
Modelos mentais do analista; Intervenções; reconstrução; interpretação associativa do conteúdo; transferência; contratransferência; angústias e defesas contra as angústias; resistência; impasse; reação terapêutica negativa.
Origem do processo de supervisão; conceito de supervisão; tipos de supervisão; supervisão e análise pessoal; análise didática; objetivos da supervisão; a escrita psicanalítica; relato de caso clínico; transferência na supervisão.
A psicogênese da ética para a teoria psicanalítica; a consciência moral psicanalítica; o psicanalista ético.
Objetivo
Conhecer o espectro da patologia psíquica e diferenciar a psicopatologia psicanalítica da psicopatologia psiquiátrica.
Conteúdo
Psicopatologia psiquiátrica; nosografia: CID e DSM; o diagnóstico: sinais e sintomas; visão psicanalítica de sintomas; o diagnóstico para a psicanálise; conceito de adaptação; neurose e não-neurose; psicose aguda e crônica, narcisismo patológico, configuração fronteiriça, perversões, autismo psicogênico; paranóia; hipocondria; mania; depressão e melancolia; maníaco-depressiva; esquizofrenia; distúrbios sexuais: ejaculação precoce, impotência, frigidez e ninfomania; distúrbios alimentares: anorexia, bulimia e obesidade; drogadição; suicídio.
Transtorno Obsessivo compulsivo; Fobias; Classificação das neuroses; etiologia das neuroses; mecanismos de defesa predominantes em pacientes neuróticos; A neurose como defesa contra a psicose; Neurose Obsessivo-Compulsiva; Histeria; Fobias.
Objetivo
Conhecer o espectro da patologia psíquica e diferenciar a psicopatologia psicanalítica da psicopatologia psiquiátrica.
Conteúdo
O borderline e a cultura pós-moderna; conceito de borderline; as diversas compreensões do borderline na teoria psicanalítica; caracterização da psicodinâmica borderline; borderline e outros quadros psicopatológicos; a clínica do borderline.
Estudo de caso sobre Bordelaine.
Uma forma patológica de amar, o vínculo tantalizante (Observação: dar exemplos prático sobre esse)
Literatura: Manual de técnica Psicanalítica. David E. Zimerman
Objetivo
Conhecer as teorias e técnicas de psicanálise de crianças e adolescentes e suas especificidades.
Conteúdo
CRIANÇAS - Os primórdios da psicanálise de criança: Freud e o “Pequeno Hans”; a técnica pedagógica de Anna Freud; a técnica de brincar de Melanie Klein (a tipificação do consultório para crianças, a caixa de brinquedos); o método de observação de bebês de Esther Bick; o jogo do rabisco usado por Winnicott; o método do desenho de Sophie Morgenstein; o método de Arminda Aberastury: a inclusão e o manejo dos pais ou responsáveis familiares do paciente-criança; a entrevista inicial com os pais; a ênfase na função de analista-da-criança; o primeiro contato com a criança e a primeira sessão de brinquedo; o manejo e a interpretação da angústia da criança e da transferência; o grupo de de mães como coadjuvante no tratamento da criança.
ADOLESCENTES – A tipificação psicanalítica da adolescência: a ruptura e o abandono da infância; o desafio do muno adulto; as mudanças no corpo e o esquema corporal; a necessidade de busca de uma ética própria e a fantasia de reforma do mundo; a imposição e dificuldades para a transição que configuram o rito de passagem; a “busca de si mesmo e de uma identidade”; a tendência grupal; a atitude social rebelde e reivindicatória; a crise religiosa; as experiências de solidão; a relação com o tempo; a transformação da sexualidade; as condutas contraditórias; flutuações constantes do humor; o adolescente e a psicopatia; o adolescente nos dias atuais.
Objetivo
Conhecer as teorias e técnicas de psicanálise de crianças e adolescentes e suas especificidades.
Conteúdo
CRIANÇAS - Os primórdios da psicanálise de criança: Freud e o “Pequeno Hans”; a técnica pedagógica de Anna Freud; a técnica de brincar de Melanie Klein (a tipificação do consultório para crianças, a caixa de brinquedos); o método de observação de bebês de Esther Bick; o jogo do rabisco usado por Winnicott; o método do desenho de Sophie Morgenstein; o método de Arminda Aberastury: a inclusão e o manejo dos pais ou responsáveis familiares do paciente-criança; a entrevista inicial com os pais; a ênfase na função de analista-da-criança; o primeiro contato com a criança e a primeira sessão de brinquedo; o manejo e a interpretação da angústia da criança e da transferência; o grupo de de mães como coadjuvante no tratamento da criança.
ADOLESCENTES – A tipificação psicanalítica da adolescência: a ruptura e o abandono da infância; o desafio do muno adulto; as mudanças no corpo e o esquema corporal; a necessidade de busca de uma ética própria e a fantasia de reforma do mundo; a imposição e dificuldades para a transição que configuram o rito de passagem; a “busca de si mesmo e de uma identidade”; a tendência grupal; a atitude social rebelde e reivindicatória; a crise religiosa; as experiências de solidão; a relação com o tempo; a transformação da sexualidade; as condutas contraditórias; flutuações constantes do humor; o adolescente e a psicopatia; o adolescente nos dias atuais.
Objetivo
Compreender a abordagem e a aplicação da técnica psicanalítica em uma psicoterapia de tempo curto e predeterminado.
Conteúdo
O que é Psicoterapia Breve e como surgiu;
Introdução e Conceitos básicos Teóricos: experiência emocional corretiva, aliança terapêutica, foco e técnicas focais, efeito carambola; caracterização da crise; estabelecimento da natureza da angústia; o Tratamento com Psicoterapia Breve; o planejamento de uma psicoterapia psicanalítica breve: estabelecimento de prazo; como trabalha o Psicanalista em psicoterapia psicanalítica Breve; uma sessão de Psicoterapia psicanalítica Breve; Atendimento Grupal em Psicoterapia Breve Analítica; Tipos de Intervenção Verbal do Terapeuta; traços Gerais de Contribuições do Terapeuta em Psicoterapia Breve; indicações e contraindicações.
Objetivo
Compreender as contribuições de Melanie Klein para a teoria e prática psicanalítica como extensão e complementação da teoria freudiana e a importância de sua teoria para a psicanálise de criança e para a compreensão da psicose.
Conteúdo
A vida e a obra de Melanie Klein; a análise de crianças; a técnica do brincar; o complexo de édipo arcaico; o superego primitivo; posição depressiva e posição esquizoparanóide
Objetivo
Compreender as contribuições de Melanie Klein para a teoria e prática psicanalítica como extensão e complementação da teoria freudiana e a importância de sua teoria para a psicanálise de criança e para a compreensão da psicose.
Conteúdo
As relações de objeto primitivas; ansiedades paranoides e depressivas; mecanismo maníacos de defesa: splitting; identificação projetiva; ciúme inveja; gratidão; reparação; controle, triunfo e desprezo; implicações clínicas; técnica da interpretação da transferência.
Objetivo
Aprofundar a compreensão das contribuições de Melanie Klein para a teoria e prática psicanalítica como extensão e complementação da teoria freudiana e a importância de sua teoria para a psicanálise de criança e para a compreensão da psicose.
Conteúdo
Trabalhar em casos clínicos a abordagem de Melaine Klein apresentando os principais características da sua teoria. (O Professor deve levar um caso ou mais para ser discutido).
Objetivo
Compreender as contribuições de Winnicott para a teoria e prática psicanalítica e a importância de sua teoria para a psicanálise de crianças e das organizações psicóticas.
Conteúdo
A vida e a obra de Winnicott; teoria do desenvolvimento: a díade mãe-bebê; a preocupação materna primária; o espelho da mãe; ambiente facilitador; o conceito de holding; processos de maturação infantil; a capacidade de estar só; o brincar; o fantasiar; criatividade; teoria do self: o self verdadeiro e o falso self. (Dar exemplo clinico de Self verdadeiro e falso)
Objetivo
Compreender as contribuições de Winnicott para a teoria e prática psicanalítica e a importância de sua teoria para a psicanálise de crianças e das organizações psicóticas.
Conteúdo
Teoria do espaço: área intermediaria, espaço potencial; espaço transicional; teoria do objeto: objeto transicional e fenômenos transicionais; o desenvolvimento da capacidade de se preocupar; dependência e independência; a tendência antissocial; a agressividade; teoria da clínica: o paciente borderline, jogo do rabisco, o ódio na contratransferência.
Objetivo
Aprofundar a compreensão das contribuições de Winnicott para a teoria e prática psicanalítica e a importância de sua teoria para a psicanálise de crianças e das organizações psicóticas.
Conteúdo
Trabalhar em casos clínicos a abordagem de Winnicout apresentando os principais características da sua teoria. (O Professor deve levar um caso ou mais para ser discutido)
Objetivo
Compreender as contribuições de Wilfred Bion para a teoria e prática psicanalítica e a importância de sua teoria para o aprofundamento da compreensão teórica e manejo clínico da psicose.
Conteúdo
A vida de a obra de Wilfred Bion; fases de desenvolvimento da Metateoria; teoria do pensamento; elemento β; elemento α; função α; pensamentos oníricos; parte psicótica e não-psicótica da personalidade;
a grade; elementos de psicanálise; teoria do conhecimento.
Objetivo
Compreender as contribuições de Wilfred Bion para a teoria e prática psicanalítica e a importância de sua teoria para o aprofundamento da compreensão teórica e manejo clínico da psicose.
Conteúdo
Mito; teoria das transformações; tipos de transformações; psiquismo fetal; função continente-contido; função de rêverie; capacidade negativa; memória e desejo; ataque aos vínculos; reversão da perspectiva; transferência psicótica; a interpretação na clínica de Bion.
Objetivo
Aprofundar a compreensão das contribuições de Wilfred Bion para a teoria e prática psicanalítica e a importância de sua teoria para o aprofundamento da compreensão teórica e manejo clínico da psicose.
Conteúdo
Trabalhar em casos clínicos a abordagem de Bion apresentando os principais características da sua teoria. (O Professor deve levar um caso ou mais para ser discutido).
Objetivo
Compreender as contribuições de Lacan para a teoria e prática psicanalítica e a importância de sua teoria para a psicanálise.
Conteúdo
A vida e a Obra de Jaques Lacan; o retorno a Freud; o inconsciente estruturado como uma linguagem; o estádio do espelho, o Eu, o pequeno outro, o grande outro; o sujeito do inconsciente;
Objetivo
Compreender as contribuições de Lacan para a teoria e prática psicanalítica e a importância de sua teoria para a psicanálise
Conteúdo
Deslocamento como metonímia; condensação como metáfora.
O Real, o Simbólico e o Imaginário; o nó borromeano; a forclusão do Nome-do-Pai; o Falo; o objeto a (objeto ausente); o tempo lógico e a clínica lacaniana.
Objetivo
A profundar a compreensão das contribuições de Lacan para a teoria e prática psicanalítica e a importância de sua teoria para a psicanálise
Conteúdo
Trabalhar em casos clínicos a abordagem de Lacan apresentando os principais características da sua teoria. (O Professor deve levar um caso ou mais para ser discutido)
Objetivo
Compreender a abordagem prática da clínica psicanalítica criando a possibilidade de exercitar essa abordagem a partir de um caso clínico.
Conteúdo
Apresentação e discussão de casos clínicos.
Objetivo
Conhecer e compreender a evolução da teoria psicanalítica no período pós-moderno e os psicanalistas mais influentes e conhecidos desse período.
Conteúdo
Revisão da formação das dissidências e escolas de psicanálise; caracterização da psicanálise nos dias de hoje; a insuficiência teórica e clínica da teoria e clínica da psicanálise para enfrentar o adoecimento contemporâneo; o conceito de psicanálise contemporânea o que a caracteriza, segundo a proposta de André Green; análise da sociedade contemporânea; revisão da psicopatologia psicanalítica com ênfase no adoecimento do paciente contemporâneo.
Objetivo
Conhecer e compreender a evolução da teoria psicanalítica no período pós-moderno e os psicanalistas mais influentes e conhecidos desse período.
Conteúdo
A insuficiência teórica e clínica da teoria e clínica da psicanálise para enfrentar o adoecimento contemporâneo;
Conceitos introduzidos por Ferenczi, Balint; Donald Meltzer, C. Bollas, Botelha, a partir da teoria de Freud e dos pós-freudianos.
O processo psicanalítico; campo analítico; o terceiro analítico; objeto analítico; discurso narrativo: conteúdo e forma; escuta psicanalítica; interpretação metafórica; intuição; o sonhar a sessão; transformações; emergência psiquiátrica; manejo de surtos psicóticos inopinados no consultório (citar exemplos práticos).
Objetivo
Compreender o que caracteriza os fenômenos psicossomáticos e conhecer a abordagem técnica necessária para o seu tratamento psicanalítico.
Conteúdo
A origem da medicina psicossomática e sua conexão com a psicanálise; correntes modernas da psicossomática; psicossomática psicanalítica; mentalização e somatização; a investigação psicossomática; a classificação psicossomática; nosografia psicossomática; as perspectivas psicoterapêuticas e suas dificuldades.
Objetivo
Conhecer os elementos que envolvem e a dinâmica da psicoterapia psicanalítica de grupos, de casais e familiar.
Conteúdo
A evolução da escuta psicanalítica de grupos e seus vínculos; a Psicanálise das Configurações Vinculares; elementos teóricos e conceituais que configuram uma metapsicologia das configurações vinculares; os elementos psíquicos inconscientes que envolvem os vínculos no grupo, os vínculos familiares e os vínculos conjugais; a técnica para atendimento psicanalítico de grupo, da família (principalmente pais e filhos e irmãos) e do casal.
Objetivo
Conhecer os elementos que envolvem e a dinâmica da psicoterapia psicanalítica de grupos, de casais e familiar.
Conteúdo
A evolução da escuta psicanalítica de grupos e seus vínculos; a Psicanálise das Configurações Vinculares; elementos teóricos e conceituais que configuram uma metapsicologia das configurações vinculares; os elementos psíquicos inconscientes que envolvem os vínculos no grupo, os vínculos familiares e os vínculos conjugais; a técnica para atendimento psicanalítico de grupo, da família (principalmente pais e filhos e irmãos) e do casal.