O Uso da Psicanálise para Compreender o Ser Humano …
Fernando Weikamp/Psicanalista
A psicanálise não cura pelo amor, mas o amor e o analista desempenham um papel de mediador. Embora o papel do analista exija certo grau de desapego, os analistas costumam dizer que oferecem aos pacientes um tipo especial de amor.
Devemos considera a psicanálise um esforço humanista, concentrando em sua função de cura e usando exemplos cativantes para ilustrar diferentes modos de compromisso por parte do analista. Rejeitando uma visão da psicanálise como um processo doloroso e trabalhoso, precisamos entender que a psicanalise deve insistir na natureza alegre e apaixonada do trabalho de elaboração psíquica. De maneira singular, a transmissão de conhecimento e habilidade que ela fornece, constituindo um verdadeiro treinamento. Não deve ser de maneira alguma didática. Usar palavras técnicas coloca os dois interlocutores, no mesmo nível, isso pode não ser benéfico para o entendimento do paciente/cliente sobre seu quadro. A Pacientes/Clientes não interessa saber linguagem técnicas e sim um diagnóstico simples por que ele é quem vai buscar aliviar seu próprio conflito você apenas vai mostrar-lhe o caminho.
Esse pequeno artigo quer mostrar para um Jovem Psicanalista o quando a psicanalise deve ser leve. Na leveza da vida vamos construindo um ser melhor. Muitas vezes fazer entender as razões que estamos passando por essa terra. Afinal porque estamos aqui? Fazendo o que? Essas deveria ser as grande perguntas para todos nós.